sábado, 24 de agosto de 2013

PXE - Simultânea com Rafael Sodré

Realizamos no dia 19 de agosto uma nova atividade no Projeto Xadrez Escolar - PXE.
Promovemos uma partida simultânea com o enxadrista convidado, Rafael Sodré de Castro, figura de destaque do xadrez em nossa cidade.
A modalidade de xadrez simultânea, é aquela em que um enxadrista enfrenta mais de um adversário ao mesmo tempo (em tabuleiros diferentes). A organização de simultâneas contribuiu fortemente para o desenvolvimento do Xadrez, tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo. Muitos talentos que posteriormente destacam-se no esporte nascem ou são descobertos nas simultâneas. "O fato de um Mestre enfrentar 20 a 30 aficionados, que geralmente são estudantes e juvenis, provoca neles – e até em seus pais - um entusiasmo tal que os incentivam à prática e à superação enxadrística. Bem concebida e organizada, a Simultânea de Xadrez é uma atividade muito instrutiva para o simultaneado, que aprende de sua partida, adquire experiência e é uma boa oportunidade para avaliar seu nível de jogo diante de um adversário superior". 
Foram 20 mesas de jogos, onde o mais importante era o aprendizado e a experiência esportiva. Nossos sinceros agradecimentos ao Rafael.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Escolar 2023