NORMAS ESCOLARES


Circular 001/2022

Assunto: Orientações aos familiares e estudantes

01. Em relação à entrada

Horário de entrada do 1º turno: de 06h50min às 07h.

Horário de entrada do 2º turno: de 12h50min às 13h.

Horário de entrada do 3º turno: de 18h20min às 18h30min.

                                                  Plantão – 18h às 18h30min

Não há tolerância para atrasos, pedimos muita atenção ao horário de entrada, os responsáveis pelos estudantes serão informados por telefone do atraso de seu filho.

 02. Protocolos COVID 19

Seguiremos os protocolos estabelecidos pelo INFORMATIVO nº 001/2022/GAB/SEDUC, de 04 de fevereiro de 2022, a seguir um resumo das principais determinações:

·         Utilização de máscara de proteção por todos no espaço escolar,

·         Higienização das mãos com água, sabão e álcool em gel (a ser fornecido pela escola),

·         Uso individual de garrafas para água,

·         Sem compartilhamento de material escolar,

·         Limpeza e desinfecção dos ambientes após sua utilização,

·         Manter a ventilação natural dos ambientes,

·         Afastamento de estudantes e servidores com sintomas gripais.

 03. Uniforme

Pedimos a observância do uso do uniforme, ou seja, calça ou bermuda, jeans ou tactel, azul ou preta (lisa) e blusa conforme modelo da prefeitura. Não será permitido o uso de calça, bermuda ou camisa customizadas; ou o uso de short na escola, portanto, a bermuda deve ser na altura do joelho.

O calçado deve ser fechado: tênis, sapato, bota ou sapatilha. Não é permitido o uso de sandálias ou chinelos.

A exigência do uniforme é uma maneira de nos organizarmos e uma questão de segurança para seu filho (a). Assim, os estudantes veteranos deverão comparecer uniformizados desde o primeiro dia letivo.

Será cobrado rigorosamente o uniforme de Educação Física (tênis, short azul marinho ou preto e camiseta de acordo com o modelo da prefeitura).

A blusa de uso diário da escola deve vir por cima de qualquer outra blusa.

 04. Livros Didáticos

O estudante e a família são responsáveis por zelar pelos livros que deverão ser encapados e ter ano, sala e nome na contracapa. Se o livro for EXTRAVIADO o aluno deverá repor um livro igual.

O estudante que não cuidar dos livros, a ele confiados, será advertido por sua falta de zelo.

Em caso de transferência os livros deverão ser entregues no ato do pedido.

 05. Avaliações

A escola trabalha com sistema trimestral de avaliação:

1º trimestre – Período: 66 dias; 2º trimestre – Período: 67 dias;

3º trimestre – Período: 67 dias

Em breve, nas primeiras reuniões de responsáveis, será apresentado o processo avaliativo para o ano letivo.

Observação: o responsável pelo estudante tem 48 horas para justificar a ausência do estudante em dias de avaliação, junto à Equipe Pedagógica.

 06. Carteirinha / identidade estudantil

É necessário que todos os estudantes tenham a carteirinha 2022, que será sua identificação estudantil, para utilizar nos trabalhos de campo e na entrada fora do horário de aula, para uso da biblioteca. É OBRIGATÓRIO o uso da carteirinha para frequentar a Biblioteca.

Informamos, ainda, que a carteirinha também é válida para cinemas, shows, teatro, jogos etc. e serão entregues posteriormente.

 07. Acidentes, doenças, restrição alimentar

Em caso de acidentes ou doença do estudante, a escola comunicará aos pais para que tomem as devidas providências. Para evitar transtornos, solicitamos que seja mantido atualizado junto à Secretaria da escola o endereço e o telefone de contato.

As informações sobre as condições de saúde do estudante e suas restrições alimentares também deverão ser informadas.

O estudante com problema de saúde, mediante apresentação de atestado médico será amparado pelo decreto nº. 1044/69: DECRETO-LEI Nº. 1.044 - DE 21 DE OUTUBRO DE 1969 – DOU DE 21/10/69,

Dispõe sobre tratamento excepcional para os alunos portadores das afecções que indica.

DECRETAM:

Art. 2º Atribuir aos estudantes que se encontrarem de licença médica, como compensação da ausência às aulas, exercício domiciliares com acompanhamento da escola, sempre que compatíveis com o seu estado de saúde e as possibilidades do estabelecimento.

 08. Frequência

É exigida frequência mínima de 75% do total da carga horária oferecida no ano letivo.

O estudante terá sua matrícula cancelada, quando sem justificativa, deixar de comparecer à Unidade Escolar até o 10º dia letivo, a contar da data da efetivação da matrícula, caracterizando desistência.

 09. Hino Nacional

Conforme Decreto Federal a escola executa, semanalmente, o Hino Nacional Brasileiro.

 10. Merenda Escolar

A escola fornece gratuitamente merenda para todos os estudantes. Conta também com uma lojinha para venda de lanche, adequada às novas normas nacionais para merenda escolar.

Os pais ou responsáveis deverão comunicar à escola por escrito mediante atestado médico ou receita nutricional, alguma restrição alimentar para o fornecimento da merenda adequada ao (a) estudante.

 11. Deveres e Direitos dos estudantes

A escola possui um Regimento que prevê regras de convivência, bem como punições aos estudantes indisciplinados, desde uma advertência oral até o encaminhamento para o Conselho Tutelar. Portanto, qualquer desvio no comportamento, os senhores pais ou responsáveis serão comunicados.

Punições: Leve – advertência oral

                   Média – advertência escrita e comunicada aos pais.

                   Grave – suspensão de três dias (briga, “matar” aula, depredar material da escola, pichação, etc.) após suspensão o estudante só poderá retornar em companhia do responsável e com carta de encaminhamento do Conselho Tutelar.

O estudante que for suspenso não poderá participar como atleta dos Jogos Internos do Sócrates que acontecerão no mês de julho.

É expressamente proibido o uso de fichário.

É proibido trazer para a escola, estiletes, gilete ou faquinha (usado para apontar lápis), e aparelhos eletrônicos (a escola não se responsabiliza pelos mesmos).

O estudante que depredar ou pichar algum material ou local da escola será o responsável pela limpeza, conserto e custo do material necessário ou arcar com a aquisição de outro de mesmo valor dependendo do estrago. E no caso de pichação, o estudante juntamente com seu responsável será encaminhado à Guarda Municipal para que as providências legais sejam tomadas.

Para que o trabalho pedagógico aconteça de forma eficiente, aspectos importantes deverão ser observados pelos estudantes e responsáveis, a saber;

I – É dever do estudante, realizar as tarefas em sala e em casa, bem como os demais trabalhos solicitados pelos professores;

 II – Estar de posse de todo material escolar necessário para cada aula.

 III – Respeitar as normas disciplinares, devidamente estabelecidas em todas as turmas no início do período letivo;

 IV – Inteirar-se do sistema de avaliação, calendário de atividades, trabalhos de campo, Boletim e acompanhar seu rendimento escolar;

 V – Colaborar com o representante de turma na tarefa de promover a integração da turma;

 VI – Zelar pela limpeza e conservação das instalações e dependências, materiais, móveis, utensílios e equipamentos da escola, entendendo que os bens públicos são de uso coletivo e direito de todos;

 VII – Respeitar a todos e não praticar nenhum tipo de discriminação em relação à etnia, gênero, orientação sexual, religião e outras;

 VIII – Comunicar às pedagogas ausência e afastamento e, caso tenham perdido avaliação, realizar requerimento solicitando segunda oportunidade;

 IX – Sempre que se julgar prejudicado procurar a coordenação pedagógica e/ou direção. Entendemos que os conflitos ocorrem e às vezes, são saudáveis, contudo, quando não solucionados em tempo hábil e com as intervenções necessárias, podem trazer sérios transtornos para o estudante, família e escola;

 X – Participar das aulas de laboratório usando o jaleco ou guarda-pó, visando sua proteção, segurança, melhor desenvolvimento das atividades pedagógicas e aprendizado.

 XI - Não será permitido ao estudante:              

§ Levar para a escola aparelho celular ou similares.

§  Portar ou fazer uso de telefone celular, fone de ouvido ou qualquer outro aparelho eletrônico ou similares.

§  Aglomerar-se nas portas das salas nos intervalos das aulas;

§  É rigorosamente proibido portar e mascar chicletes, chupar balas ou pirulitos nas dependências da escola;

§  Enfrentamento desrespeitoso, ofensas com palavras e gestos, garantindo-se o respeito às pessoas, ao ambiente, assim como a integridade, segurança de professores e estudantes;

§  Entrar e sair de sala, sem autorização do professor;

§  Fazer uso indevido da imagem da escola, dos educadores e estudantes na internet;

§  Fazer uso ou portar adornos que representem risco para a integridade e segurança sua ou de terceiros, como correntes, piercings ou similares.

§  Fazer-se acompanhar de pessoas estranhas à comunidade escolar;

§  Fumar ou portar cigarros, ingerir bebidas alcoólicas e substâncias tóxicas; soltar ou portar bombas na escola;

§  Namorar nas dependências da escola;

§  Ocupar-se durante as aulas com trabalhos estranhos às mesmas;

§  Promover vendas dentro da escola;

§  Usar bonés, chapéus, boinas ou toucas na escola;

 12. Informações

Todas as informações da escola são postadas no blog (http://emsocrates.blogspot.com.br) e encaminhadas através de circulares e pequenos comunicados, através de bilhetes. Exija-as de seu filho e guarde-os.

Manteremos os contatos e grupos de WhatsApp.

Caso o estudante precise comunicar-se com seus pais ou responsáveis, deverá procurar a assistente escolar, secretaria ou direção da escola. Caso os pais ou responsáveis necessitem comunicar-se com seus filhos, deverão ligar para os telefones da escola.

 13. Projetos Escolares 2020

Os estudantes podem participar dos projetos de contra turno, como: Projeto Karatê, Escolinhas de Esporte e Projeto Xadrez Escolar. Em beve forneceremos informação de horários e dias.

14. Biblioteca “Jovelina Gonçalves Lima”

Funciona para pesquisas de segunda à quinta-feira nos seguintes horários.

1º turno: 07h15min às 09h ou 09h30min às 11h20min

2º turno: 13h15min às 15h ou 15h30min às 17h20min

Cada pessoa ou grupo só poderá ser atendido em um dos períodos acima.

As sextas-feiras não haverá atendimento externo (dia de organização e limpeza da Biblioteca)

Os estudantes e a família são responsáveis pelos livros. Se o livro for extraviado o aluno deverá repor um livro igual e não poderá fazer novo empréstimo enquanto não estiver em dia com a Biblioteca.

 15. Diário de bordo

Informamos a utilização de um diário da turma, onde são registradas as ocorrências recebidas pelos alunos durante o perodo em que estiverem na escola.

A 3ª ocorrência assinada pelo estudante, implica em seus responsáveis serem comunicados / convocados. Em caso de reincidência o aluno poderá ser suspenso e perderá o direito de participar dos Jogos Internos do Sócrates (JIS).

 16. Atendimento aos responsáveis

Os responsáveis serão atendidos preferencialmente em dias e horários determinados para uma melhor organização da escola e um melhor atendimento.

Os responsáveis que não puderem comparecer nos horários determinados, deverão agendar com antecedência através de comunicado por escrito por intermédio de seu filho ou por telefone (3352-5232) com a pedagoga de seu (a) filho (a).

O atendimento com urgência, sem agendamento, somente ocorrerá nos seguintes horários:

1º turno: 07h30min às 8h30min.

2º turno: 13h30min às 14h30min. 

3º turno: 18h às 18h30min. 

 A Secretaria da escola atende diariamente das 07h30 às 20h30, inclusive horário de almoço.

 Sejam bem-vindos!

 Nossa equipe está à disposição de todos.

Contagem, fevereiro de 2022.

Atenciosamente.

Equipe Pedagógica e Administrativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Escolar 2023