Dando continuidade ao registro de atividades ocorridas em 2012, postamos o Trabalho de Campo realizado com as turmas da pedagoga Vitória Régis, ao Museu de Ciência Morfológicas do
Instituto de Ciências Biológicas (ICB), na
UFMG.
"O Museu de Ciências Morfológicas - MCM, foi aberto ao público em 1997, e é o único do gênero no Brasil, América Latina e Caribe. Ao contrário da maioria dos museus, cuja origem está, quase sempre, relacionada à necessidade de preservação de bens culturais e/ou coleções já existentes, o MCM resultou de um projeto de pesquisa interinstitucional desenvolvido pelo Laboratório de Histologia Animal do Departamento de Morfologia, Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O referido projeto constou, em sua primeira etapa, da criação e organização de coleções 'sobre o homem, para o próprio homem'. Estas coleções são apresentadas em exposições didático-científicas e interdisciplinares, buscando facilitar a compreensão de que a natureza a ser preservada não se encontra apenas 'lá fora', mas é parte de cada cidadão.
Com acervo bastante peculiar, o MCM mostra, através de suas exposições permanentes e itinerantes, peças anatômicas (órgãos/segmentos do corpo humano), esculturas em gesso e resinas; fotomicro-grafias de células e tecidos aos microscópios de luz e eletrônicos; embriões e fetos em diferentes estágios de desenvolvimento. Equipamentos de áudio e vídeo facilitam o trabalho didático e de divulgação científica realizados pelo museu, permitindo a exibição de filmes, slides, conferências, etc.
Motivada para responder à crescente demanda e à expectativa de públicos diferenciados, a equipe transdisciplinar do MCM vem implementando suas propostas de trabalho, dentro da visão de museu como espaço inovador, de difusão e educação científica, e não como repetidor da escola formal.
Horário de Funcionamento:
Terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h
Entrada: R$ 5,00 por pessoa
Grupos acima de 5 pessoas devem agendar por telefone.
Contato: (31) 3409-2776